Explicações – o quê e para quem?

    Ao pensar em explicações, a maioria das pessoas associa este conceito ao insucesso escolar e a uma tentativa “desesperada” de salvar o aluno de chumbar o ano. No entanto, na nossa perspectiva, a explicação tem um significado muito mais abrangente. Tem como objectivo consolidar os conhecimentos adquiridos na escola, atingir os melhores resultados possíveis a nível de avaliação escolar e manter esses mesmos resultados.

    Assim, os alunos com bom aproveitamento têm explicações para manter (e subir) as suas boas notas e garantir assim uma excelente formação académica de modo a que o seu futuro profissional seja o melhor possível e os alunos com algumas dificuldades têm explicações para atingir as tão desejadas boas notas e assim tornarem-se num excelente aluno e usufruírem de todas as vantagens que isso mesmo acarreta.

    As explicações, no seu sentido mais comum, são aulas dadas individualmente, apenas com um professor e um aluno na sala. Nos dias que correm, os efeitos da tão falada “crise” têm-se feito notar a vários níveis e nas explicações não é diferente. Assim hoje em dia é comum ouvir-se falar em “salas de estudo”, onde se agrupam 3 ou 4 alunos do mesmo nível de ensino, o que permite não só preços mais competitivos, mas também uma aprendizagem pelos pares, isto é, através das dificuldades dos colegas.

    No entanto, é natural que não estando a atenção concentrada apenas num aluno específico e nas suas reais dificuldades os efeitos não sejam tão eficazes quanto seria de esperar numa relação de um para um.

    Existem explicações para todos os níveis de ensino e para todas as disciplinas. No entanto os estudos mostram que as explicações mais procuradas pelos jovens em idade escolar são as explicações de Matemática, sobretudo ao nível do Ensino Secundário. Porém, as disciplinas de Português, Inglês e Físico-química também estão entre as que mais problemas dão aos alunos.